Atividades com o nome próprio
Meu nome é um caminho para a construção de novos saberes
1.1 Justificativa:
Considerando que o primeiro contato com a escrita se estabelece a partir do nome próprio e que a criança está construindo sua identidade, se faz necessário que a mesma se reconheça como um sujeito único. As letras correspondentes as do seu nome, ao serem usadas no processo da construção da escrita, têm um significado especial para os alunos. Brincar com as mesmas pode favorecer o aprendizado e marcar positivamente esse tempo de descobertas, angustias e questionamentos.
1.2 Objetivo geral:
Desenvolver atividades lúdicas buscando crescimento através de brincadeiras que estimulem a construção de uma identidade ensinando através das práticas de trabalho a coletividade e a amizade, pois como já dizia Augusto Cury: “A individualidade deve existir, pois ela é o alicerce da identidade da personalidade (...)”. Não há duas pessoas iguais no universo. Mas o individualismo é prejudicial.
1.3 Objetivos específicos:
Reconhecer o seu nome e de seus colegas;
Reconhecer-se como um sujeito único;
Conhecer a origem do seu nome;
Diferenciar letras umas das outras;
Posicionar e ordenar as letras dos nomes;
Conhecer o nome das letras;
Entender a função social da escrita dos nomes;
Orientar a escrita: da esquerda para a direita;
1.4 Referencial teórico do projeto:
O projeto em questão busca estratégias para se trabalhar a alfabetização e o letramento no 1º ano de uma escola municipal. A partir das observações feitas anteriormente ao estágio pode-se perceber que uma das primeiras palavras que os alunos aprendem a escrever é o seu nome, e os que ainda não sabem tem muita curiosidade em aprendê-lo. Como Leandro Dieter (2004) mencionou em seu trabalho de conclusão de Mestrado a literatura que trata sobre este assunto: a literatura sobre o nome próprio, é restrita e isso dificulta a elaboração de um projeto significativo usando este tema.
Concordo com o autor Dieter (2004), quando diz que uma das palavras fundamentais para a alfabetização é próprio nome de cada um, e que não existe nenhuma palavra que possa substituí-la, talvez isso ocorra porque os alunos vêem o seu nome como algo que lhes pertence, algo realmente seu.
Este nome é um elemento significativo para o aluno e abre portas para outros conhecimentos e saberes, sendo um possível “ponto de partida” para o reconhecimento da função social da escrita, as letras e a sua ordem no alfabeto. O trabalho realizado a partir do nome não necessariamente precisa ser trabalhado no 1º ano, mas, especialmente nesta fase, tem uma importância relevante para o aprendizado, conforme Pró Letramento:
[…] pelo fato de o nome constituir uma palavra-texto, já que geralmente se apresenta carregado de significado (por estar ligado à história de vida de cada um), também nas séries subsequentes ele oferece as professores (as) e alunos ricas possibilidades de trabalho com a língua escrita. (PRÓ LETRAMENTO, 2007)
O estudo sobre o nome próprio estende-se ao estudo sobre a identidade de cada um e seus significados. Como diz Dieter (2004), o nome é carregado de sentidos não expressos, dúvidas e promessas. Uma pesquisa interessante a se fazer com a turma diz respeito à origem do nome de cada um, o porquê de ter-se escolhido este nome e qual o seu significado para a família. Ao se construir uma identidade pode parecer confuso que algo que é dito como seu, foi escolhido na verdade por outros. Segundo Dieter(2004):
A escolha do nome surge, muitas vezes, como tributo de uma identificação. O nome de um ator ou atriz pronunciado em algum filme ou novela, o nome de um colega da escola do qual nos lembramos sem mesmo saber por que, um antepassado, alguém que morreu ou ainda, um gesto que uma pessoa teve conosco e ficou impressa, são recuperados na identificação, através de um pequeno traço que representa o outro.(DIETER, 2004)
Assim como diz Dalla Zen (2006): “As identidades são inventadas pelas histórias vividas e narradas” tornando-se eficiente a conversa informal sobre a história do nome de cada sujeito. Resgatando dessa forma a função social que o nome próprio contém na vida de cada indivíduo.
[...]as identidades são marcadas pela multiplicidade de posições do sujeito que constituem o sujeito. Portanto, a identidade não é fixa nem singular, ela é uma multiplicidade relacional em constante mudança. ( CARVALHO, 2008, p. 61)
1.5 Conteúdos propostos a serem trabalhados:
História infantil
Identificação do seu nome
Identificação do nome dos colegas
As letras do nome
As letras do alfabeto
Ordem alfabética
Contagem oralmente e mentalmente
Noções de número e de suas quantidades
Colagem
Recorte
Pintura
Desenho